About

Um blogue de cinco recém-licenciados em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa.

Finalistas de 2009/2010 começam agora a traçar, cada um, o seu rumo em termos profissionais, mas todos com um mesmo objectivo – singrar no jornalismo, em época de crise.

Áreas, gostos e percursos de vida diferentes juntam-se agora num blogue para fazer o relato dos seus percursos, semana após semana, com o intuito de partilhar experiências, opiniões e, assim, ajudarmo-nos uns aos outros (e a outros recém e futuros licenciados) a percorrer este caminho sinuoso.

Ocasionalmente, é também dada a palavra a outras pessoas – jornalistas e aspirantes – que nos contam o seu percurso, as escolhas, as dúvidas.

Diogo – Depois de anos na faculdade, de uma experiência pela secção Local Lisboa, do Público, segue-se um estágio no Jornal de Negócios. O gosto pela área de economia, a sua abrangência e até as saudades dos números levaram-me para a publicação. Mas o interesse estende-se por muitas outras áreas, desde política à economia, passando pelo desporto e pela tecnologia.

Mara – é apaixonada pelas novas tecnologias e pelo mundo da web e por isso é nessa área que procura agora mais conhecimentos e especialização.

Filipa – A Televisão tem vindo a criar em mim o seu bichinho. O Jornalismo, por excelência,  ao lidar com notícias e dados factuais, tendo em vista a divulgação de informação, já está impregnado há uns anos. Posto isto, e agora como jornalista formada, espero poder recolher, redigir, editar e publicar algumas das minhas peripécias na estação de Carnaxide, numa tentativa de Comunicação com os nossos leitores.

Ana – Preparada para embarcar numa “aventura”. Cada dia, uma notícia por contar! Disto é feito o jornalismo: de surpresas que podem mudar o mundo. Talvez por isso eu não tenha sido capaz de resistir aos seus encantos. Comecei na rádio local que deixou em mim paixão e saudade, passei pela televisão brasileira num estágio , o qual me deu uma outra visão acerca da tal “caixinha mágica” e também não disse que “não” à imprensa escrita. Mas a verdade é que não resisto ao mistério da “voz sem rosto” – Neste momento estou a estagiar num sonho e na Antena 1.

Patrícia – Saímos da faculdade com tantas certezas, com tantos projectos e em semanas tudo muda. Mas uma certeza permanece – é com jornalismo que quero preencher a minha vida. Estagiar no Local do Público está a ajudar-me a descobrir quais são as minhas paixões jornalísticas e a ter ainda mais consciência do que é fazer parte de uma “equipa”, que se vai tornando a minha família.  A seguir vem a rádio. As expectativas continuam em alta.

Deixe um comentário