Publicado por: patriciadeoliveira15 | 10/04/2011

Fazer rádio na Renascença

Hoje o convidado de “Quem do dia faz notícia” é João Póvoas, recém-licenciado e mais um apaixonado por rádio. Estagiou e já trabalhou na Renascença. Aqui fica o testemunho. (Peço desculpa ao João e aos que acompanham o blog, porque este texto já devia ter saído na sexta-feira. Falha minha.)

Dizem que a vida é feita de fases, umas piores, outras razoáveis, outras que são tão boas que acabam por  passar sem sequer se dar por isso. É nesta última que se enquadram os nove meses que passei na Rádio Renascença. Terminei o meu curso na Católica em finais de Junho e passados três dias tive a sorte de começar um estágio curricular de três meses, ou seja todo o Verão, na Rádio Renascença.

 

Os primeiros dias, como é normal, foram de algum nervosismo, de adaptação a uma realidade completamente distinta daquela que se está habituado na universidade, independentemente de onde se tenha tirado o curso. Entrar numa redacção, com duas dezenas de profissionais, que já estão no meio ainda antes de eu nascer, é, no mínimo, intimidatório. No entanto, e para estranheza minha, este período não durou mais que dois/três dias e isto porque todos na redacção procuraram ajudar-me a adaptar o mais rapidamente possivel. Lembro-me que, na minha segunda semana já ia a conferências de imprensa, enviava sons do local onde estava, escrevia notícias de um modo mais ou menos rápido, apesar de terem de ser corrigidas algumas vezes. Enfim, em apenas uma semana comecei a sentir-me um jornalista “a sério”.

 

Inicialmente, como disse, o estágio seria de três meses, mas uma jornalista da redacção entrou em licença de parto e, como, segundo eles, até me estava a safar bem, escolheram-me para substitui-la, já com remuneração, ou seja, a partir de Setembro passei a ser um estagiário profissional, “bolseiro”, o que preferirem. E aqui começa uma nova “aventura”, uma vez que já podia ter carteira de jornalista provisória e, assim, dar voz, fazer peças, directos, dobragens, etc.

 

Desde Setembro até ao dia 1 de Abril, altura em que acabei o trabalho na RR ( e não, não é mentira)  ,estive na campanha presidencial, em Lisboa, com o José Manuel Coelho, fiz peças no exterior com chuva torrencial, fiz um directo, inúmeras dobragens, trabalhei  na parte online, que permite ter uma outra ideia diferente do mundo do jornalismo, cada vez mais ligado às redes sociais, interactividade, etc. Ou seja, basicamente, fiz tudo aquilo a que tinha direito e isto porque na redacção sempre acreditaram em mim e me ensinaram tudo aquilo que eu precisava saber.

 

Apesar de ter saído de lá há apenas 6 dias, a verdade é que já tenho saudades da rotina que não tinha, visto que nunca sabia o que iria fazer, onde iria estar, etc e, mais do que isso, de todas as pessoas que lá estavam, que mais do que colegas, se tornaram amigos. Aquilo que posso dizer é que os nove meses na RR deram para aprender mais que os três anos de Universidade, mas atenção, esta não é uma crítica à Católica, que, na minha opinião, é uma das melhores nesta área, mas sim um elogio a todos os jornalistas que sempre me ajudaram ao longo de toda esta fase.

 

João Póvoas

Responses

  1. Um grande abraço João, foi tmb um previlégio ter trabalhado contigo e ver de facto que tens muito jeito para a “coisa” e acima de tudo uma virtude que tens contigo…és humilde e gostas de aprender…continua porque é esse o trilho da vitória.

    Carlos Schmidt

  2. João Póvoas, vai ser um grande jornalista, felicidades no seu mestrado em Inglaterra. Quando voltares não te vai faltar trabalho. Uma coisa gostava que fizesses também televisão pois tens uma boa presença e muita dedicação. Vais um grande profissional


Deixe uma Resposta

Categorias

