Publicado por: patriciatavares | 04/03/2011

Cobrança de conteúdos na net

Conteúdos pagos na internet. O tema tem estado no centro das atenções nos últimos tempos, especialmente pelos (maus) resultados apresentados por alguns meios de comunicação social estrangeiros que aderiram à ideia. Basta pensar no “The Times” (que continua a insistir, apesar de o número de visitas ter sofrido uma forte queda).

Por cá, também já começam a querer implementar o sistema. Para quem ainda não viu, deixo aqui excertos da notícia do Público:

“Sonaecom estuda cobrança de conteúdos no site do PÚBLICO”

«Cláudia Azevedo, administradora executiva da empresa, avançou hoje que o diário teve uma melhoria de resultados em 2010 e que poderá começar a cobrar por mais conteúdos online. (…) “Estamos a fazer um esforço grande para aumentar as receitas do Público online”, referiu, acrescentando que esta plataforma tem tido “um crescimento importante de receitas”. O aumento esperado pela Sonaecom poderá resultar da cobrança dos conteúdos do site, avançou Claúdia Azevedo, assegurando, porém, que essa decisão não será tomada para a totalidade da informação e serviços prestados online.

“Estamos a olhar para isso, mas será uma estratégia mista porque há uma percentagem de conteúdos que será sempre gratuita e outra que será paga”, explicou. Actualmente, parte dos conteúdos já são pagos, como é o caso dos artigos de opinião publicada em papel, dos suplementos e do arquivo do jornal impresso. “Não faz sentido as pessoas não pagarem pelos conteúdos, mas só se faz isso tendo bons conteúdos, conteúdos diferenciadores. Por isso, essa é a nossa aposta”, acrescentou.»

http://economia.publico.pt/Noticia/sonaecom-estuda-cobranca-de-conteudos-no-site-do-publico_1483158

Face a isto, quero saber a vossa opinião! Concordam com a cobrança por conteúdos informativos na internet? É legítimo, tendo em conta que o normal acesso à informação neste meio é, por princípio, gratuito? Que consequências podem surgir daqui? O espaço está aberto ao debate.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: