Publicado por: patriciatavares | 01/01/2011

Venha 2011, igual a 2010!

Para terminar o ano em grande – até porque é o último post de 2010 em “Quem do dia faz notícia” – deixo-vos o balanço de 2010 feito pela Ana Tavares. Recém-licenciada em Jornalismo e Comunicação, a Ana estagiou comigo no Público durante o Verão. Aqui fica o testemunho…

Aproveito também para desejar bom ano a todos!

Antes de mais quero agradecer o convite feito pela Patrícia de Oliveira (Tavares), é para mim uma honra poder escrever no blog “quem do dia faz notícia”.

A verdade é que, quando convidada para escrever este post, a única ideia que me surgiu foi a de fazer um balanço sobre o ano que agora acaba. Bem sei que não é o primeiro a ser aqui publicado, mas facto é que neste dia faz todo o sentido fazer esse mesmo balanço. E este ano, apesar de não ter sido fácil, acabou por ser um ano com saldo bastante positivo.

O início foi um pouco atribulado, trabalhos e mais trabalhos, ao mesmo tempo que aprendíamos como mexer numa câmara de vídeo, numa mesa de som de um estúdio de rádio, ou mesmo numa régie. Porém, ao mesmo tempo que custava fazer tudo aquilo em simultâneo, sentia que aquele era também um bom exercício do que, no futuro, teria (e terei) de fazer diariamente (e não durante um semestre inteiro). No final e olhando para trás, este último ano de curso foi o melhor, o mais completo, o mais prático e o mais intenso dos três passados no Alentejo. Alentejo? Sim, eu estudei Jornalismo e Comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, uma cidade perdida no meio do mapa de Portugal, mas onde o ensino do jornalismo é feito com rigor e transparência. O contacto com a população e entidades locais é privilegiado e o trabalho “no terreno” é feito com um outro gosto. Mas o tempo passa a correr e chegou-se o momento de ir estagiar. Propus estágio no Público e fui aceite. A experiência não podia ter sido mais enriquecedora! Durante três meses coloquei em prática os ensinamentos de três anos, corrigi erros e aprendi novas práticas, essenciais para o futuro. Conheci pessoas fantásticas, que me ensinaram o melhor do jornalismo e mais que isso, ensinaram-me a olhar de uma outra forma para tudo o que se passa à minha volta. Sem dúvida, pessoas a não esquecer. Pelo meio ainda fui à Alemanha cobrir um evento. Foi a cereja no topo do bolo J

Mas o estágio acabou, e nem um mês estive em “férias”, pois arranjei logo trabalho. Não é jornalismo, é “produção de conteúdos”, mas ainda assim nada mau, pois acabo por não sair da área. Volto a aplicar conhecimentos e a apreender novos. Uma aprendizagem diária que é essencial na vida de quem sonhou fugir da rotina e aventurar-se no tão vasto mundo da comunicação.

Foi por isso um ano muito bom no que toca a novas experiências. Experiências que me fizeram crescer e que me enriqueceram pessoal e profissionalmente. O balanço não podia ser mais positivo. Agora é fazer figas para que 2011 seja, já não digo melhor, mas igual a 2010.
A todos desejo um óptimo 2011, cheio de sucesso e sorte aos mais variados níveis. Tudo de bom!

Ana Tavares

Deixe uma Resposta

Categorias

