Publicado por: patriciadeoliveira15 | 10/12/2010

Da noite para a tarde

Amanhã faz precisamente dois meses que comecei na Rádio Renascença. E como tinha dito na altura, estou no turno da noite. Resumindo, escrevo breves e pivots, faço telefonemas, gravo, edito e estou atenta ao que é novidade. Mas a partir da próxima semana espera-me algo “novo” (algo que fazia constantemente no Público) e pelo qual anseio desde que comecei o estágio: ir para a rua!

Isto porque a partir de quarta-feira começo a trabalhar no turno da tarde. É nesse turno que a notícia “cai” e que os jornalistas mais saem. A redacção é um conjunto de movimentos para cá e para lá. Ninguém pára. E, em grande parte das vezes, encontrar um lugar vago é um achado. A rádio alimenta-se e é alimentada da melhor forma durante a tarde, apesar de o horário nobre ser de manhã.

Por tudo isto, estou cheia de expectativas… a maior de todas é mesmo a oportunidade de sair em reportagem, de entrevistar face-a-face e recolher informação in loco. Em dois meses só tive oportunidade de o fazer uma vez (fui acompanhar os manifestantes anti-Nato aquando da cimeira de Outubro). O impacto foi mínimo porque, uma vez que estou no turno da noite e os grandes momentos da manifestação ocorreram durante o dia, não houve qualquer notícia. Mas fiquei feliz por ter saído e mais ainda por ter sido sozinha.

Além das expectativas, sinto-me motivada. Especialmente porque estes dois meses ajudaram-me a inteirar da escrita radiofónica. Dou por mim a ouvir as notícias na rádio e na tv e a reflectir sobre a forma como estão escritas. Desvendei alguns segredos, que penso que me vão ser muito úteis daqui para a frente. Sinto que possuo os apetrechos que são necessários… agora resta saber aplicá-los às situações certas. E arriscar. Acima de tudo!

Deixe uma Resposta

Categorias

