Publicado por: diogocavaleiro | 29/11/2010

E, de repente, crescemos

Um dos comentários que fiz na sequência da visita do blogue à aula de jornalismo da Lusófona foi a de que me sentia adulto. Foi feito meio na brincadeira, mas é um facto. Estar em frente de pessoas que estão a passar pelo último ano do curso para lhes falar da minha “mini” experiência profissional foi algo que me colocou uma grande responsabilidade em cima. Mas, de facto, gostei bastante de explicar quais os pontos altos e baixos de um estágio e o que aconteceu no meu caso em particular que lhes possa ser útil nas suas vidas profissionais.

Claro que o facto de ali estar faz-me pensar que somos mais que muitos a querer entrar e estar no jornalismo, o que nos leva para aquilo que já foi falado neste blogue e, como tal, não vale a pena alongar-me nessa temática.

O que me interessa referir é que o que me fez sentir um “adulto” foi precisamente o facto de ter tido experiências em redacções para contar, exemplos de uma vida profissional na área em que gosto de trabalhar e que, desde há muito, me ocupa a cabeça e os sonhos. E é por isso que considero, e já me diziam no início do curso, que fazer um estágio é muito importante para ingressar no jornalismo. É essencial mostrar aquilo de que somos capazes, em que somos uma mais-valia para a instituição em que estamos, em que nos diferenciamos dos outros. E, mesmo que não haja oportunidades para ficar nessa publicação, ficam sempre boas impressões, boas recomendações e, quando as coisas correm bem, ficam amigos.

Mas, para além disso, gostava de referir também que a presença na web é essencial e após essa aula na Lusófona fiquei ainda mais convencido disso. Nunca sabemos quem está do outro lado a acompanhar-nos. E foi com surpresa que soubemos que o nosso blogue teve um contributo para a formação de outro blogue. Lá está, saber que fazia parte de um projecto que inspirou um outro também foi importante para a parte que referi sobre estar a ficar “adulto”.

Deixe uma Resposta

Categorias

