Publicado por: anafilipapinto | 04/11/2010

Necessariamente óbvio

Em primeiro lugar, fica o pedido de desculpas por ter falhado na semana passada.

E, agora, vou arriscar-me a dizer algo que pode roçar o ridículo. Prontos? Um. Dois. Três. Aqui vai: “a Comunicação está mesmo em todo o lado”. Este é o momento em que as expressões de curiosidade se desfazem, a desilusão instala-se e muitos pensam: “A miúda ‘tá parva”. Têm toda a razão do mundo e mais um bocadinho. Não se trata de uma descoberta insólita, impensável, surpreendente ou capaz de acabar com a fome no planeta. Concordo plenamente. Afinal de contas, andei a tirar um curso que visou inculcar-me isso mesmo, ou seja, o quão essencial é a comunicação.

Bem. Agora é aquele momento em que começam todos a suspirar e a ponderar parar de ler um texto que se limita a reflectir sobre o óbvio. Eu, certamente, faria o mesmo. Assim sendo, onde é que eu pretendo chegar? A uma conclusão sem complexidade alguma, bem mais simples que a teoria da relatividade e que, no entanto, resolvemos esquecer muitas vezes, demasiadas vezes: a Comunicação faz mesmo parte de toda e qualquer estrutura que pretenda erguer-se, actualmente, sem a ameaça de ruir.

Resumindo (já é tarde para filosofias, eu sei)… Para os que já saíram e para os que vão sair de cursos cuja designação envolve o abrangente conceito “comunicação”: apesar de orçamentos polémicos e crises que não nos “desamparam a loja”, posso começar a garantir que se respira comunicação nos dias que correm. Por isso (é desta que há conclusão, juro!): nada de desânimos, nada de desistências, nada de “não vou conseguir”. Não falo de “barriga cheia”. Sei o que é “querer muito”. Aquele “querer” que chega a aleijar a “vontade” quando só parece existir uma resposta possível: “Não”. O cenário pode ser um pouco “escuro”. No entanto e apesar de não deixar de ser um cliché, a ideia do “lugar ao sol” pode (e deve) fazer sentido. Porque ele pode (e deve) existir. E, quanto a nós, só podemos (e devemos) procurá-lo. Óbvio. Necessariamente óbvio.

Resta agradecer por me terem “ouvido”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: