Publicado por: anafilipapinto | 15/10/2010

Quero.

Esta semana não tenho muito para contar especificamente sobre o dia-a-dia de um licenciado em jornalismo, pois julgo que passei por algo que, infelizmente, todos teremos que passar a partir do momento em que a nossa vida depende de um papel. Filas, horas e horas de pé, sentada, a andar para a frente e para trás sem nenhum objectivo definido a não ser matar a espera, a ler, ao telemóvel, a olhar para o tecto, a ouvir conversas alheias, a pensar na vida, a repensar na vida. Começo a entender o peso da palavra “burocracia” num país pequenino que se complica com uma grandeza inimaginável.

Foi indescritível o sentimento que me “avassalou”, literalmente, ao chegar, tirar a senha e perceber que tinha duzentas pessoas à frente. “Hora prevista para atendimento: –:–“… Que fazer quando até a própria senha assume que não sabe qual a hora prevista para ser “chamada” com um “piii” esperançoso? Isto tudo complementado por uma orquestra, sem maestro, composta por bebés a chorar, pessoas a reclamar.

Chegado o final do dia, a cabeça lateja, as pernas ameaçam ceder e acabamos mais baralhados do que no início da maratona com tantas explicações contraditórias baseadas em decretos e afins com muitos números e actualizações. “Assine aqui e aqui. E, depois, rubrique aqui também e no canto superior direito de todas as folhas. E agora vai ter que aguardar um mês”. Desesperante. O regresso a casa é acompanhado por aquele pressentimento de que vamos sonhar com papéis, carimbos e assinaturas nos próximos tempos.

Assim têm sido os últimos dias. Hoje será o primeiro de “férias”. Umas férias já limitadas no tempo e daí eu arriscar a designação “férias”. Dentro de poucos dias, arranca uma nova fase. Muito vai mudar, estou certa disso. E até feliz por saber que assim será. Preciso de desafios, de riscos, de me saber posta à prova. Preciso de saber se consigo.E, acima de tudo, preciso de querer conseguir.

(Sim, isto também é o dia-a-dia de um licenciado em jornalismo.)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: