Publicado por: diogocavaleiro | 04/10/2010

Mini-conselhos para o estágio

Como comentário desta semana, não me ocorre nada a não ser escrever alguns conselhos para futuros estágios que qualquer pessoa realize, nomeadamente na área de jornalismo (os poucos que me vou lembrar neste momento, porque há tanta coisa a que se deve tomar atenção que me vou esquecer, certamente, de algo importante).

Primeiro que tudo, é preciso escolher bem o local para o qual pretendemos ir: ter alguma opinião anterior, saber como é o ambiente, perceber se será possível aprender (efectivamente, o objectivo de um estágio passa pela aprendizagem).

Depois, é essencial ir para um estágio com vontade: vontade de aprender, vontade de saber, vontade de descobrir. Ter o máximo de disponibilidade é essencial, mas também é necessário mostrar a nossa iniciativa, é preciso propor, comentar. E, além disso, procurar feedback do trabalho feito porque, sem ele, não sabemos o que estamos a fazer bem ou mal.

Mas, o importante é, principalmente, marcar a diferença. Se estou a trabalhar convém que quem me está a supervisionar, a editar, saiba quem sou, do que sou capaz e de que quero ultrapassar os limites que descobri até hoje. Durante o período de estágio, é essencial provar que somos uma mais-valia, que acrescentamos algo, por mínimo que seja.  Marcar a existência de um eu, de um eu útil.

Deixe uma Resposta

Categorias

