Publicado por: patriciatavares | 01/10/2010

Mestrados, procuram-se!

As aulas já começaram e isso já aqui foi assunto ao longo de várias linhas. Parte daqueles que terminaram a licenciatura em Maio/Junho iniciam agora uma nova fase: o mestrado. Mas uma outra parte, onde eu me incluo, optou por seguir outro caminho: o de ficar um ano sem estudar. Olhando para trás, tenho a certeza que não poderia ter tomado melhor decisão. A justificação é simples: quero avaliar bem as opções para poder escolher pelo melhor. E o melhor nada mais é do que aquilo que me preenche (não consigo imaginar-me a escolher um curso que não me diz nada, apesar de poder ser o melhor em termos profissionais).

Isto tudo porque está completamente de parte a hipótese de fazer um mestrado em jornalismo. Pelo menos em Portugal (deixa-se uma porta aberta para fora dos limites territoriais portugueses. We never know!). A minha ideia é fazer uma especialização. E por isso decidi iniciar já o trabalho de casa. Esta semana (a minha penúltima de férias) tenho estado a ver a oferta de mestrados que existe nas instituições de ensino superior. “Ciência Política” continua a ser o principal alvo, apesar das dúvidas que foram pairando nestes últimos meses. E enquanto vou procurando por essas palavrinhas nos sites, vou descobrindo outras hipóteses. E isso é bom, porque quero ter algumas hipóteses em cima da mesa (Quem sabe se a especialização que me “preenche” não está entre elas? ). Depois, porque posso descobrir áreas para as quais nem sequer sabia que havia mestrados (já aconteceu!). E nessa procura tenho incluído várias universidades. Não quero cingir-me apenas a Lisboa. Aveiro, Coimbra e Porto são sempre grandes hipóteses.

Conclusão: é certo que tenho muitos meses até fazer a escolha final, mas não quero deixar tudo para a última da hora.

Até lá vou continuar com o meu trabalho de pesquisa e vou anotando tudo o que possa ser uma hipótese. Acima de tudo, aquilo que me possa preencher, não só em termos profissionais, mas também pessoais. Jornalismo inclui-se nesse tipo de escolhas. A especialização também terá que estar incluída. Afinal, não há nada melhor do que fazer aquilo de que realmente se gosta.

Deixe uma Resposta

Categorias

