Publicado por: diogocavaleiro | 13/09/2010

17,25 vs exigência de CC

Saíram no fim-de-semana as colocações para o ensino superior e, mais uma vez, Ciências da Comunicação da FCSH-UNL foi o curso da área com maior média, neste caso, a mais alta dos últimos anos, exigindo aos alunos uma nota de ingresso de 17,25 valores. No ano em que entrei, a média do último colocado estava perto do 16,5 valores.

Aquilo que questiono é o quão inflacionado está este valor. Não porque os alunos não sejam bons, mas porque não se adequa à exigência do curso. Isto é algo que já tinha pensado e que li em comentários de vários colegas pelo Facebook. Ou seja, a procura pelo curso é tanta que eleva a nota exigida a este patamar, mas depois no curso não há uma correspondência de exigência.

Talvez fosse altura de se perceber que os alunos que querem Ciências da Comunicação querem ter mais trabalho, querem ser levados ao limite. Eu sinto que raras vezes me foi exigido muito no curso e penso que isso me fez falta. Nunca precisei de fazer uma directa e embora tivesse épocas em que era difícil aguentar-me com menos horas de sono, isso nunca foi ao nível que vejo em colegas de cursos como Engenharias, nem de perto.

Além do mais, outra questão que se levanta quando se observam as colocações, é o elevado número de vagas para estudar numa área em que quem procura esta formação dificilmente a vai conseguir aplicar porque, simplesmente, não há lugares para o fazer.

Talvez se o número de alunos/vagas/faculdades diminuísse (sim, sei que a média iria subir) e o nível de exigência do curso aumentasse substancialmente (deste e dos outros da área), o sector saísse beneficiado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: