Publicado por: patriciatavares | 03/09/2010

Pausa para… gap year

Esta semana tive de dizer adeus a duas colegas estagiárias, cujo período de estágio chegou ao fim. E fiquei a pensar que no meu caso só faltam mais uns dias para acontecer o mesmo. Entrei no Público a 8 de Junho e, entretanto, passou um “Verão” inteiro. Foram três meses…que voaram! Lembro-me de a Isabel Anselmo (uma das pessoas mais queridas deste jornal, que nos orientou logo à chegada) dizer, no início de Julho: “Um mês já passou.” E eu responder: “É verdade, passou num instante.” E ouvir de volta: “Ainda bem que dizes isso. Há muita gente que responde: só passou um mês, ainda.”

Passou um mês, dois, três. Não vou dizer que foi tudo um mar de rosas (deixo o balanço para a próxima semana), até porque ao início custa entrar no “espírito” do jornal. Mas o que se aprende, o que se cresce… é inexplicável! Por isso sinto que, especialmente nesta profissão, ter experiência profissional antes de iniciar um mestrado é fundamental. Principalmente para pessoas como eu, que lá vão construíndo certezas, mas que as conseguem segurar por pouco tempo.

Ainda no sábado estive a falar com a Ana Filipa Pinto sobre isto, a propósito do gap year que ambas vamos fazer este ano. Acho que não poderia ter tomado melhor decisão. Até Maio tinha decidido que ia começar o mestrado, no final deste mês. Andava eu atenta aos prazos e documentos necessários quando, como que por “iluminação divina”, surgiram os prémios do PNJU (falo disto noutra ocasião). A partir daí, o mestrado ficou suspenso por um ano. Como já tinha dito num post anterior, tinha decidido que a especialização seria em Ciência Política. E como também tinha dito nesse mesmo post, deixei de ter tantas certezas. E continuo na mesma situação. Aliás, as certezas são cada vez menores.

O meu principal objectivo passa por não me precipitar na escolha, porque quero que seja uma decisão com “pés e cabeça” (e que o mestrado não venha a servir de mero canudo!). Vou ter um ano para descobrir… até lá, experiência profissional é o que procuro adquirir! E crescimento pessoal também, com o meu primeiro gap year.

E tu, o que achas do gap year? Já fizeste ou tencionas fazer algum? Porquê? Conta-nos 🙂

Deixe uma Resposta

Categorias

