Publicado por: patriciatavares | 27/08/2010

De pessoas se faz o mundo…e o jornalismo

O post anterior da Ana Filipa Pinto faz todo o sentido. Aliás, à medida que lia cada linha, o texto e a ideia iam fazendo cada vez mais sentido. Inevitavelmente – e tendo em conta que fizemos um curso de comunicação – as pessoas são o ponto central e para onde tudo converge. Não só as pessoas receptoras de informação – o tradicional público/audiência -, mas também quem “constrói” a notícia/a reportagem. E apesar das maravilhosas recordações que tenho da faculdade, em termos de pessoas e amizades (porque é esse o tema), devo dizer que no mercado de trabalho também se fazem grandes amizades que, mais tarde, vão dar maravilhosas recordações. Porquê? Porque antes de sermos “pseudo-jornalistas” (estagiários), somos pessoas e, quando se está a começar, ter colegas e superiores que nos apoiam e nos motivam é, sem dúvida, uma fonte de confiança. E de crescimento, porque se vão partilhando vivências que nos ajudam a crescer tanto enquanto PESSOAS como PROFISSIONAIS.

Não digo que é tudo um mar de rosas, porque de facto não é. Quem o disser mente ou então é um sortudo (a). Há sempre obstáculos… o importante é aprender a saber lidar com eles e manter firmes os objectivos estipulados. E apoiarmo-nos nessas pessoas. Como disse num dos posts anteriores, quando se entra no mundo do jornalismo e vamos contactando de perto com “quem do dia faz notícia”, vai-se criando uma família. Tal como na universidade, com os nossos amigos mais chegados. Ao fim de uns tempos sabemos e sentimos que podemos contar com eles para nos ajudar a subir os degrauzinhos do profissionalismo.

O importante é, um dia mais tarde, não nos esquecermos de tudo o que aprendemos e vivemos – com os erros e com os êxitos. Até porque, num desses dias mais tarde, seremos nós a ocupar o papel de fiéis ajudantes e apoiantes dos que estão a iniciar carreira. E aí teremos um baú cheio de recordações para nos alegrar. Graças às pessoas.

Por isso, a Ana tem toda a razão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: