Publicado por: fcresporamos | 26/08/2010

Continuação

No seguimento do que tem vindo a ser abordado esta semana, centro-me no tema da Faculdade.

Não preciso de me pôr aqui a explicar o que toda a gente já sabe ou já leu. Concordo que o curso seja demasiado teórico. É verdade que metade do que aprendemos ali não vai ter aplicação alguma. E que a vertente prática tem de ser mais desenvolvida.

Não pode acontecer chegar ao final de um curso e poder contar pelos dedos de uma mão as cadeiras que, de facto, me ensinaram e fizeram dar os primeiros passinhos no gigantesco e inacabável mundo do Jornalismo. Senti que isso foi um dos grandes problemas do curso.

Por outro lado, também devemos ter em consideração que na FCSH estão grandes dinossauros teóricos que, quer saibam explicar-se, quer não, são conhecedores do assunto que leccionam. Pena que esses assuntos não tenham, por vezes, grande interesse e nem se enquadrem num curso de Ciências da Comunicação.

A minha passagem pela faculdade foi soft. Considero-a assim porque, sinceramente, esperava que exigisse muito mais de mim. Senti que não me foi exigido o máximo, embora em tudo o que fiz (ok, nem sempre, porque isso também depende de como estamos) o tenha dado.

E quando me perguntam, como fizeram outro dia, se escolheria hoje a ESCS, a minha resposta, apesar de tudo, seria FCSH. Sei que a ESCS tem cadeiras muito mais práticas, viradas para o “fazer” e não “ouvir”, como na FCSH acontece na maior parte das vezes. Mas acho que, depois deste parlapié todo, me fez bem “ouvir” durante esses 3 anos. E ter feito o que equivale a 1, 1 e meio.

Já para não falar das “pessoas”, como muito bem frisou a Ana.

Trouxe de lá poucas, mas tenho-as comigo sempre.

Deixe uma Resposta

Categorias

