Publicado por: maragoncalves | 24/08/2010

Numa licenciatura perfeita o dia tinha 48 horas

Como o curso de Ciências da Comunicação (vertente jornalismo) e as suas falhas e virtudes têm sido os temas mais falados e comentados neste blog, penso que valerá a pena continuar a explorar os arredores do tema.

Isto porque hoje saiu um post interessante do Andy Dickinson que fala um pouco sobre esta questão. Já não a referida falta de cadeiras práticas, de línguas ou que explorem mais ferramentas ao nível do software, mas sim sobre as mais-valias de fazer um curso na área, assim como os seus prós e contras.

De todo o texto destaco duas coisas: os artigos relacionados (praticamente todos merecem leitura) e uma grande verdade referida no texto (e também já mencionada aqui pela Patrícia): o tempo que se “gasta” (ou que se deveria gastar) num curso de jornalismo.

Neste curso, nesta área e mesmo nesta altura (talvez mais do que nunca) há que se “fazer pela vida” e isso traduz-se em tempo. Tempo para dispensar nas actividades normais de um curso universitário (leituras, trabalhos e frequências/exames), tempo para actividades extra-curriculares (línguas e outros cursos/seminários/palestras complementares), tempo para acompanhar notícias da actualidade do mundo, do país, do jornalismo; e tempo para investir na nossa “marca pessoal” (redes sociais, blogues, etc).

Por vezes não se consegue fazer tudo ao mesmo tempo e aposta-se mais numas, ora mais noutras, mas uma licenciatura “perfeita” deveria ter uma aposta forte e regular em todas. Por isso, fiquei muitas vezes com a sensação de que o dia deveria ter 48 horas para conseguir fazer tudo.

No entanto, quem corre por gosto não cansa, e por este caminho (como também refere o texto) muito se cresce e se aprende sobre nós próprios e sobre aquilo de que somos capazes. Durante o curso (especialmente no último ano) muito aprendi sobre arranjar tempo e forças onde parecia já não existirem – quando se gosta, encontra-se sempre mais tempo, mais forças, mais motivação para continuar.

É que afinal em 24 horas cabe muito mais do que aquilo que se imagina.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: