Publicado por: diogocavaleiro | 16/08/2010

Confirmar para confiar

Ao fim de algumas crónicas semanais, já fico a pensar qual o tema que vou explorar no comentário seguinte. Hoje já tive essa dúvida mas depois decidi-me por escrever sobre uma das funções dos jornalistas que, para mim, ocupa o topo das mais importantes. Enquanto aprendiz da profissão, tenho-me esforçado bastante para uma coisa: confirmar aquilo que leio, aquilo que ouço, aquilo que escrevo.

Hoje, por exemplo, dei por mim a trabalhar numa peça e a ter uma dúvida num termo em espanhol. Querendo, ou não, os tradutores online são sempre uma ajuda mas nunca são totalmente fiáveis. A resposta não me agradava totalmente e, então, decidi “empreender” uma procura pela Internet para verificar realmente o que significava a palavra. E li uma, duas, três páginas. Não me sentia satisfeito e procurei sempre mais um local que me confirmasse a informação. Sempre me considerei um desconfiado em demasia. Hoje percebi que é uma obrigação mesmo com este detalhe.

Por isso, sinto necessidade de fazer aquilo que fui aprendendo na faculdade e ao longo dos trabalhos que fui realizando fora dela: desconfiar e confirmar. Não nos podemos dar ao luxo de dar informações incorrectas. Os leitores esperam o melhor de uma publicação e um leitor que se sinta enganado nunca mais vai acreditar no que escrevermos.

É um trabalho obrigatório para qualquer jornalista e para que me continue a orgulhar do nome Diogo Cavaleiro que assina as minhas peças. E tenho de o fazer também porque estou a representar uma publicação e uma equipa.

PS: Para o próximo fim-de-semana, escrevo o post no domingo e coloco-o aqui no início do dia seguinte. Tenho sempre a ideia que consigo escrever ao longo da segunda-feira e vê-se o resultado. Pela segunda semana consecutiva, estou a tirar o dia à Mara.

Deixe uma Resposta

Categorias

