Publicado por: fcresporamos | 04/08/2010

SIC – Televisão Independente

“Não serei eu nem tu, seremos nós, a sua televisão independente, SIC SIC SIC…” 
 
Desde que decidi que o Jornalismo iria ser a realidade constante da minha vida, este excerto começou a ecoar na minha cabeça. 
 
SIC SIC SIC…
 
Sem querendo ser cliché, estou a adorar. 
 
O estágio está organizado da seguinte maneira: um mês e meio/dois na Agenda. Secção de Planeamento, portanto. Na Agenda assistimos à interminável e tão fulcral função do gatekeeping.  Segundo a nossa “fiel” Wikipedia, para quem não está muito por dentro de conceitos básicos do Jornalismo, o gatekeeper é “aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.  O gatekeeper é o “porteiro” da redacção. É o responsável pela filtragem da notícia, ou seja, define, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado. Com a efervescência e até um certo modismo da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.”
 
E cá estou eu em Carnaxide a cumprir o meu estágio de 6 meses. Não remunerado. Mas que me importa isso, sinceramente?
Este tem sido o meu dia-a-dia. E digo-vos uma coisa, é um trabalho bastante interessante que requer uma capacidade apurada de selecção. No meu caso, que sempre fui muito má com resumos, tem-me ajudado imenso a fazer a tal triagem e a perceber o que é que pode dar notícia ou que não dá. Se nas duas primeiras semanas os meus chefes já não me podiam ouvir a contar historinhas e historietas sobre o que acabava de me ser dito ao telefone, por exemplo, agora já nem dão por mim. Estou a modos que mais acutilante nesta minha (pequena, vá) função de gatekeeper.
 
Outra das minhas tarefas aqui dentro prende-se com o atendimento de chamadas de cidadãos que, e não querendo, de todo, ser pretensiosa, acham que tudo, mas realmente TUDO, é passível de ser noticiado. Se estão a ser despejados da casa onde viviam porque, pura e simplesmente, não pagaram a renda e essa ordem de despejo proveio da Justiça, é natural que a SIC não possa fazer absolutamente nada.
Por outro lado, há chamadas realmente importantes, que depois de analisadas, se transformam em peças que vejo a passar no grande ecrã. E sinto um certo orgulho, mesmo que pequenino, porque o “bruto” passou por mim, eu agendei e pintou uns 2/3 minutos de um Primeiro Jornal ou Jornal da Noite.
 
Até agora, o melhor do estágio têm sido as pessoas. Surpreendidos? Eu também. Infelizmente, a “nossa” classe tende a ser arrogante, a achar-se intelectualmente superior e a desprezar tudo o resto. Atitudezinha desprezível, no mínimo. E, por aqui, claro que temos figuras dessas. Como em todo o lado.
 
No entanto, e também como em todo o lado, tive a sorte de conhecer pessoas fantásticas e que me têm ajudado, tanto aqui no trabalho como na minha vida pessoal. Essas pessoas sabem quem são. Mas menciono-as aqui, para que lhes sirva de maior reconhecimento. Deixo um beijo de “Obrigada” à Ana Marisa Silva e à Isabel Santana.
 
E já parece que me vou embora amanhã. Mas não, não é isso. O meu tempo na Agenda está a chegar ao fim, vou mudar de Secção. E por muito que tenham sido apenas dois meses, foram bem intensos e deu para criar uma empatia e uma amizade que outros dois meses num outro sítio qualquer não apagarão.
 
Pronto, pronto, estou a ser lamechas… Mas, sinceramente, acho que o Jornalismo também é isto. O saber relacionar-se com as pessoas, as perguntas que fazemos e as respostas que obtemos conferem-nos estaleca para enfrentar as coisas de outra maneira, lá fora.
 
Resumindo: tenho aprendido, tenho vivido. E tenho visto fazer-se Jornalismo. À séria.
 

 

Deixe uma Resposta

Categorias

