Publicado por: diogocavaleiro | 02/08/2010

Enorme subida no interesse em economia alavanca índice de bem-estar profissional

Saiu o resultado de uma empresa cotada em bolsa. O petróleo está a evoluir devido a um dado económico. A variação do euro é relevante. Há uma companhia a querer comprar outra. Há uma firma que quer ser colocada em bolsa.

Tudo isto tem feito parte do meu dia desde o início de Julho. A economia tem sido um mundo novo. Aquela ideia de que a economia está em tudo é, realmente, verdadeira. É rara a notícia que sai que não é possível tratar do ponto de vista económico. E olhar desse ponto de vista tem sido bastante entusiasmante.

Para juntar a isso, desde que comecei a estagiar, tenho feito várias viagens todos os dias. De Espanha vou para França, ao que se segue o Reino Unido e até dou um pulo aos Estados Unidos: todos os jornais online são lidos. Também ganhei uma nova amiga que se chama Bloomberg.

Agora até vou percebendo de que raio falam aqueles jornalistas que analisam a evolução da bolsa quando entram no ar dos jornais dos canais de notícias por cabo. Curioso, até trabalho com eles. “A empresa X leva o PSI-20 a valorizar mais de Y%”; “o sector das W está a pressionar o índice bolsista europeu”.

Tem sido óptimo perceber o funcionamento dos mercados e tenho tentado entender ainda mais, de forma a compensar o facto de vir de jornalismo e ter menos conhecimentos da parte económica.

Com tudo isto, acabei por provar a mim mesmo que com 20 anos ainda não sabemos bem aquilo que queremos. Depois do estágio no Público, pensava que já tinha encontrado a área que queria seguir. E, até agora, já deu para perceber que não é assim tão certo. Continuo a sentir uma grande afinidade pelos temas tratados no Local, mas perceber os negócios, as empresas e os mercados tem sido muito bom, o que me leva a pensar que há, por aí, muito assunto à espera de ser apreciado pelo meu lado jornalístico.

Portanto, por agora, posso dizer que a economia tem sido uma surpresa. E das boas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: